Liturgias Dominicais
Horário: às 10:15h, todos os domingos, na Catedral
Ícone da Última Ceia

Na Catedral Metropolitana Ortodoxa celebra-se a Divina Liturgia (Santa Missa) a partir das 10:15h (nas festas e ocasiões mais solenes inicia-se um pouco mas cedo), iniciando-se com o cântico da Grande Doxologia, após o qual se inicia a Divina Liturgia propriamente dita, quando o Sacerdote, no altar, canta: “Bendito seja o reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo...”

Os Sacerdotes fazem as orações preparatórias (“Kiron”) às 10:00h. Este pequeno Ofício é uma preparação feita pelo Clero apenas, sem a participação dos fiéis, após o que se paramentam, faz a preparação dos Santos Dons (pão e vinho), no altar da Proskomidia (Altar da Preparação), e, em seguida, com a presença do Arcebispo, se canta a Grande Doxologia, durante a qual o Padre que vai presidir a Liturgia faz Orações preparatórias, com a participação de Diácono ou Hipodiácono
.

Nota: Há a celebração da Divina Liturgia em outros dias e horários de acordo com as necessidades da comunidade e a pedido dos fiéis, como as celebrações em sufrágio das almas dos falecidos. Ver: Missas Fúnebres.

Às quartas-feiras é celebrada a Divina Liturgia na Igreja de Nossa Senhora, à Rua Cavalheiro Basílio Jafet nº 115 (travessa da Rua 25 de Março), próximo da estação São Bento do metrô, às 11:00h.

A Divina Liturgia

O termo Liturgia designa, no Oriente cristão, especialmente a celebração da Santa Eucaristia, o “Mistério” ou Sacramento do Puro Corpo e Precioso Sangue do Senhor Jesus, enquanto, no Ocidente, adotou-se o termo “Missa”. Por ser esta celebração a Liturgia por excelência, a chamamos de “Divina Liturgia”. De celebrações mais simples em seus primórdios, nos tempos apostólicos, a forma da celebração foi, aos poucos, se desenvolvendo, até atingir o ápice no Império Bizantino, com a liberdade de culto que a Igreja passou a ter inicialmente (no ano 313), e, posteriormente, como a liturgia da Igreja oficial do império (ano 380), período em que sofreu influência da corte bizantina. E foi essa liturgia da capital imperial, Constantinopla, que, num processo de unificação, passou a ser praticada em todas as Igrejas do império.

Tal Liturgia, com fórmula sistematizada, foi obra de São Basílio, o Grande (329-379) Arcebispo de Cesaréia da Capadócia, que fez um trabalho de revisão da liturgia celebrada em Jerusalém e Antioquia, creditada ao apóstolo São Tiago. Essa Liturgia de São Basílio foi, depois, revisada e abreviada, especialmente nas orações feitas em particular pelos Sacerdotes, por São João “Crisóstomo” (“boca de ouro” – 347-407), Arcebispo de Constantinopla, daí ser conhecida, até nossos dias, como “A Divina Liturgia de São João Crisóstomo”.

Eucaristia sendo ministrada pelo Arcebispo
Altar durante a Liturgia

Foi essa Liturgia de Constantinopla, ou bizantina, como é mais conhecida (Bizâncio era o primitivo nome de Constantinopla), com seus ulteriores desenvolvimentos e acréscimos, adotada pelo conjunto das Igrejas Ortodoxas, que, sem mudanças substanciais, chegou até nós, como parte de todo um tesouro de fé.

Conservamos, outrossim, também, a Liturgia de São Basílio, celebrada dez vezes ao ano, nas seguintes ocasiões: na festa de São Basílio (1º de janeiro), nos domingos da Quaresma (mas não no Domingo de Ramos), nas vésperas do Natal e Epifania, na Quinta-Feira Santa e no Sábado Santo
.

A Divina Liturgia, em seus diversos momentos de celebração de Cristo e do dom de sua própria vida em favor de todos, culminando com sua gloriosa Ressurreição, nos faz rememorar a vida do Salvador.

Não podemos esquecer que a experiência da vida litúrgica é também fonte da doutrina cristã. Na Divina Liturgia as Sagradas Escrituras e a Santa Tradição são vivificadas e apreendidas por aqueles que, de forma ativa e consciente, dela participam. Nossos textos litúrgicos – hinos, orações, bênçãos, etc. – revelam a doutrina cristã, com os ensinamentos bíblicos e patrísticos, especialmente como os entende a Igreja Ortodoxa, tal como transmitidos pelos Santos Padres e Doutores da Igreja, durante os séculos de história do Cristianismo.

Procissão durante a Liturgia
Folheto da Liturgia Dominical