Paróquia São Nicolau de Goiânia

Pedro Sérgio
Diácono
Sobre a Paróquia

A paróquia de São Nicolau está localizada na região Centro-Oeste do Brasil, a 200 km de Brasília - DF, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás. A consagração da igreja se deu em 17 de junho de 1956, com cerimônia presidida por Sua Eminência Reverendíssima,

Dom Epiphânios Zaed, Arcebispo de Akkar, no Líbano, concelebrando o Padre Nicolau Jaugadar, o qual foi nomeado o primeiro pároco desta comunidade, destacando-se a presença de membros da comunidade árabe (sírios, libaneses e palestinos), e de gregos, russos e alguns brasileiros que apoiaram a construção do nosso santo templo.

Desde o início, a comunidade, por meio da Sociedade Beneficente Ortodoxa de Goiás, teve uma presença viva na cidade, com a criação da Escola São Nicolau, sem descuidar de seu objetivo principal que é responder às necessidades espirituais de seus fiéis.

A Igreja São Nicolau, desde o dia de sua consagração até hoje, está aberta para acolher a todos sem descriminação.

Recentemente, em 19 de maio de 2013, foram abençoados pelo Arcebispo Dom Damaskinos seus 13 novos vitrais representativos das principais festividades litúrgicas no rito bizantino, com a restauração dos ícones do iconostácio.

Por estas características a igreja se tornou atração espiritual e turística em Goiás.