Paróquia São Jorge de Brasília

Data de Inauguração:

Mídias Sociais:

Sobre a Paróquia

A comunidade da Igreja Ortodoxa em Brasília teve início com a chegada dos primeiros imigrantes cristãos ortodoxos, em sua maioria sírios e libaneses, ao Núcleo Bandeirante nos idos de 1956-57.

Assim, esta nova coletividade, sempre que possível, deu continuidade à prática de sua religião e deveres religiosos em Anápolis e Goiânia, onde já existiam templos da Igreja Ortodoxa Antioquina.

A nossa Igreja em Brasília foi idealizada pelo Patriarca Ignátios IV de Antioquia e de todo Oriente, o qual, durante sua visita a Brasília em outubro de 1984, fez a solicitação da construção de um templo que pudesse trazer à capital a representação da Igreja Antioquina.

O projeto da Igreja foi elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O inicio das obras se deu em 08 de Junho de 1993, depois da visita a Brasília de sua Eminência Dom Dmaskinos Mansour, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e todo o Brasil, o qual deu sua anuência, abençoou e acompanhou o projeto pacientemente até sua conclusão. A primeira missa na nova igreja foi celebrada pelo próprio Dom Damaskinos, em 11 de fevereiro de 1994.

A igreja foi construída com as generosas doações dos fiéis de Brasília e de muitos filhos de outras partes da Arquidiocese de São Paulo, e está situada em um local nobre da capital federal, o Lago Sul, localização privilegiado e marcante, o que a torna um símbolo vivo da comunidade ortodoxa em Brasília.

A igreja, no momento, não tem outro patrimônio fixo, e por essa razão os paroquianos suprem a manutenção do pároco e demais necessidades da paróquia.