Batizados

“Ide pois, ensinai a todas as nações, batizando-as
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mateus 28,19)
.

batismocatedral.png
Horário de Atendimento da Secretaria:
Segunda à Sexta das 10:30h às 13:00h, também das 15:30h às 18:00h
Sábados das 10:30h às 13:00h (Obs.: Havendo missas aos Sábados,
o horário de atendimento pode ser reduzido sem prévio aviso)

Não há atendimento aos Domingos e Feriados
Condições e documentação para a realização do Batismo
​
Os pais (ambos) devem, obrigatoriamente, haverem sido batizados (Igreja Ortodoxa canônica ou Igreja Católica Romana) para poderem batizar o seu filho em nossa Igreja, e, não sendo casados na Igreja, devem apresentar a Certidão de Batismo (Encíclica Arquiepiscopal – Guia do Clero IV, 43).
​
Os padrinhos devem ser ortodoxos ou católico-romanos batizados, em condições de provar o Batismo mediante apresentação da competente Certidão. O mesmo se aplica ao Casamento Religioso (Encíclica Arquiepiscopal – Guia do Clero IV, 37 a,38).
​
N.B: pais e padrinhos casados em nossa Catedral estão dispensados apenas da apresentação da Certidão de Casamento Religioso, devendo apresentar Xerox da Certidão de Casamento Civil e do RG.
​
1. Documentos para realização do batismo (apresentação obrigatória no ato do agendamento):

1.1 - Xerox da Certidão de Nascimento da criança.

1.2 - Xerox da Certidão de Casamento civil e religioso dos pais, observando que a Certidão de Casamento Religioso com Efeito Civil não substitui a Certidão de Casamento expedida pela Igreja, que deve, ainda assim, ser apresentada.

1.3 - Xerox do R.G. dos pais.

1.4 - Xerox do R.G. dos padrinhos.

1.5 - Caso os padrinhos sejam solteiros: xerox da Certidão de Batismo (Não se aceitará “Lembrança de Batismo”).

1.6 - Padrinhos casados: xerox da Certidão de Casamento civil e religioso (Certidão de Casamento Religioso com Efeito Civil não substitui a Certidão de Casamento expedida pela Igreja, que deve ser apresentada.

1.7 - Caso os pais pais não sejam casados na Igreja: xerox da Certidão de Batismo (Não se aceitará “Lembrança de Batismo”).

1.8 - Caso os pais pais não sejam casados (nem no civil e nem no religioso): xerox da Certidão de Batismo e formulário próprio preenchido (pedir para a Secretaria da Catedral).

1.9 - Pais e Padrinhos devem observar o horário, para que o batizado se realize com pontualidade.

Na Igreja Ortodoxa, uma vez que o Batismo, a Crisma e a Eucaristia são ministrados na mesma cerimônia, não há padrinhos de Crisma e/ou Comunhão (favor não insistir).

Menores de 18 (dezoito) anos não podem ser padrinhos.

No dia do Batismo deve-se trazer uma toalha de banho branca (grande).

2. Marcar com antecedência, de no mínimo um mês, dia e horário para o batismo.

3. ATENÇÃO:
O pagamento das taxas só pode ser feito em dinheiro ou cheque.
É proibido vir para a cerimônia trajando shorts ou bermuda.

O Santo Sacramento do Batismo

Ao ao ordenar a prática do Batismo, Jesus o instituiu como meio de se conferir a graça divina a quem o recebe, razão de Ele ter afirmado ao líder judeu Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3,5) – a água do Batismo e a ação regeneradora do Espírito Santo. O Batismo se transformou no “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3,5), exatamente como se entende da afirmação do líder cristão Ananias ao apóstolo Paulo, após sua conversão: “Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados” (Atos 22,16).

Batismo, Crisma e Eucaristia

Na Igreja Ortodoxa estes três “mistérios” ou sacramentos costumam ser ministrados juntamente. Isto porque se crê que formam uma só realidade.

O Batismo é a iniciação na vida cristã, a porta de entrada para a Igreja, para a família dos filhos de Deus e para a recepção dos outros sacramentos. Batismo, Confirmação (Crisma) e Comunhão (Corpo e Sangue de Cristo) introduzem aquele que os recebe na “vida nova” em Cristo.

A Confirmação, como diz o próprio nome, é a confirmação na fé batismal, pelo dom do Espírito Santo, conferido ao batizado pelo óleo do Crisma, abençoado geralmente pelos Patriarcas ou Primazes ortodoxos.

Assim, aquele que é batizado e confirmado recebe a comunhão do Corpo e Sangue de Cristo como alimento para a vida eterna, completando-se, assim, sua plena inserção na vida cristã.